A Liberdade em Cristo

04/07/2017

Gálatas

Por Carlos Alberto

É para liberdade que Cristo nos libertou, São Paulo exorta os cristãos a permanecerem firmes em cristo, e não se deixarem escravizar pelo pecado. A lei inscrita nasce a partir de Moisés. Dos dois filhos de Abraão, Ismael como filho mais velho de Abraão, pela lei teria direito como primogênito, mas Isaque mesmo sendo o mais novo, pela graça de Deus se tornou o filho da promessa. Duas situações, Ismael filho da escrava, Isaque o filho que nasceu livre pela graça de Deus. Os Cristãos assim como Isaque são filhos da promessa em Cristo, por isso não devem viver segundo a obra da carne como, fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeira, orgias, e coisas semelhantes a essas, mas livres da escravidão do pecado, buscarem as coisas do alto, vivendo na liberdade dos filhos de Deus, a Vida no espírito se deixando conduzir pelo Espírito santo, para que se manifestem os frutos do Espírito, tais como, Amor, Paz, Longanimidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Alto Domínio. Contra estas coisas não existe lei, pois Moisés nos trouxe a lei, mas Cristo nos Trouxe a graça de sermos Livres do Pecado. 

Por Derivaldo

Recorrendo ao Livro do Gênesis, podemos afirmar que Deus criou o homem e a mulher para uma amizade plena. E por essa amizade beneficiar-se da liberdade dada por Deus. Por isso o homem é criado à sua imagem e semelhança, (Gn 1,26).

Em Gálatas 5,1. São Paulo afirma: É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou.

Essa liberdade foi corrompida por nós, mais uma vez, em virtude de nos afastarmos do projeto de Deus, acrescentando-se a isso a falta de adesão de nossa parte, a essa tão necessária liberdade em Cristo, muitas vezes confundida, com o tão falado livre arbítrio, porém com atitudes egoístas que não agradam a Deus e ao próximo. Mas também é verdade que uma multidão de pessoas vive a liberdade em Cristo.

Caríssimo leitor. Mas como conseguir ou manter, essa liberdade em Cristo? Do jeito que você está agora a ler este texto, reconhecendo seus erros e limitações, sem olhar para trás, submetendo-se à vontade de Deus.

Que tal aproveitar o que nos ensina São Paulo, inspirado por Deus:

Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não se satisfarei os apetites da carne (Gl 5,16).

Deus nos abençoe!